Tendências da Avaliação do Ensino-aprendizagem na Educação Física Escolar

Por: Sebastião Josué Votre (Organizador) e Nádia Maria Pereira de Souza.

0 páginas. 1990

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo faz interface com duas linhas de pesquisa do Mestrado em Educação Física da Universidade Gama Filho: Ensino do Movimento Humano e Política de Análise Institucional em Educação Física.O objetivo do estudo foi identificar e analisar as tendências de avaliação do ensino-aprendizagem que os docentes atuantes no Município de Nova Iguaçu, declaram implementar nas suas atividades educativas.Após análise dos dados coletados através de uma entrevista semi-estruturada, cheguei às seguintes conclusões: ,1. A tendência da avaliação do ensino-aprendizagem constatada a partir da declaração do grupo de informantes é clássica; ,2. A tendência crítico-social da avaliação do ensino-aprendizagem não encontra evidências conceituais no plano das intenções pedagógicas do grupo de informantes em questão; ,3. Não foi possível identificar os elementos estruturantes da prática avaliativa em Educação Física (objetos, procedimentos e critérios) que caracterizam cada uma das tendências de avaliação; ,4. As elaborações teóricas caracterizadoras das tendências de avaliação em Educação Física escolar parecem não estar dando conta da dinâmica da atual prática avaliativa no âmbito da escola pública, para fins de explicação e caracterização dessa mesma prática.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=606&listaDetalhes%5B%5D=606&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.