Resumo

Este artigo científico investiga tendências emergentes em inteligência artificial (IA) no contexto educacional, explorando seu impacto e potencial transformador. Abordando áreas-chave, eles destacam tendências em personalização de aprendizagem, assistentes virtuais, gamificação, análise preditiva e ética na integração de IA na educação. Estas ferramentas baseadas em IA fornecem respostas personalizadas, contribuindo para uma comunicação eficiente e enriquecedora. A gamificação e a aprendizagem baseada em jogos são abordagens que a IA utiliza para criar experiências educacionais mais interativas e motivadoras. Ao introduzir elementos lúdicos, essas técnicas buscam estimular o interesse dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais atrativo. A ética na inteligência artificial educacional é uma consideração essencial.

Referencias

Baker, R.S., e Yacef, K. (2009). The state of educational data mining in 2009: A review and future visions. Journal of Educational Data Mining, 1(1), 3-17. https://doi.org/10.5281/zenodo.3554657

Bernacki, M.L., e Walkington, C. (2018). The Role of Situational Interest in Personalized Learning. Journal of Educational Psychology, 110(6). http://dx.doi.org/10.1037/edu0000250

Bickley, L.S., Szilagyi, P.G., e Hoffman, R.M. (2015). Bates - Propedêutica médica. Ed. Guanabara Koogan.

Clark, R.C., e Mayer, R.E. (2016). E-learning and the science of instruction: Proven guidelines for consumers and designers of multimedia learning. John Wiley & Sons.

Deterding, S., Dixon, D., Khaled, R., e Nacke, L. (2011). From game design elements to gamefulness: defining"gamification". Proceedings of the 15th international academic MindTrek conference: Envisioning future media environments, 9-15. http://dx.doi.org/10.1145/2181037.2181040

Floridi, L., Cowls, J., Beltrametti, M., Chatila, R., Chazerand, P., Dignum, V., Luetge, C., Madelin, R., Pagallo, U., Rossi, F., Schafer, B., Vlacke, P, e Vayena, E. (2020). AI4People - An ethical framework for a good AI society: Opportunities, risks, principles, and recommendations. Minds and Machines, 30(4), 689-707. https://doi.org/10.1007/s11023-018-9482-5

Gil, A.C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa (4ª ed.). Editora Atlas.

Guzman, E.S., e Molina M.G. de (2020). Sobre a evolução do conceito de campesinato. Expressão Popular.

Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T., e Bond, A. (2019). The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, 27. https://www.researchgate.net/publication/340535196

Karampiperis, P., e Sampson, D.G. (2019). Chatbots in educational environments: A systematic literature review. IEEE Transactions on Learning Technologies, 12(3), 263-274. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/cae.22326

McCarthy, J. (2017). What is artificial intelligence. https://www.researchgate.net/publication/28762490

 

 

Acessar