Resumo

Ainda hoje, um esporte elitista

O Tênis sempre esteve associado a padrões sofisticados e a classes sociais economicamente abastadas. O padrão elitizado deste esporte pode ser exemplificado pelos uniformes dos praticantes, que incluem camisas do tipo polo para os homens e saias para as mulheres, além de outros adereços tradicionais. Vale lembrar, por exemplo, que até a década de 1980, todos os atletas deveriam usar uniforme branco. Somente com a campanha publicitária da empresa de material esportivo Nike, explorando a imagem contra cultural (no papel de atleta rebelde) de André Agassi, os uniformes passaram a ser mais chamativos nas cores e modelos.

Embora o Tênis tenha se popularizado nas últimas quatro décadas, a construção de uma tradição associada à máxima de esporte elitizado e acessível a um pequeno grupo social economicamente privilegiado perdura há muito tempo.

A maioria das referências especula que a história do Tênis tenha relação com jogos e brincadeiras praticados em civilizações antigas. Os gregos e romanos, por exemplo, praticavam um jogo chamado haspastum, em que a bola deveria ser rebatida com as mãos. No entanto, deve-se considerar que jogos e brincadeiras praticados com objetos esféricos, e jogados com auxílios das mãos, eram bastante comuns também nestas civilizações, tornando difícil afirmar que o Tênis, enquanto modalidade esportiva, tenha se originado a partir destas atividades remotas, triviais e descompromissadas.

Arquivo