Tênis de Campo ou Quadra

Por: Helton Ferreira Mota e .

Atlas do Esporte do Maranhão.

Send to Kindle


DÉCADA DE 50 – “No Maranhão, a prática do tênis também foi iniciada pelos ingleses, entre os anos de 1955 e 1960. Eles trabalhavam na antiga Agência Telegráfica dos Correios, em São Luís. O Clube Jaguarema, no bairro do Anil, que atualmente está em estado de abandono, foi um dos primeiros locais onde partidas de tênis começaram a ser disputadas.”.

DÉCADA DE 70 – Professor denominado Carlos Moreno dava aulas no Jaguarema com um boleiro denominado Antônio José, conhecido pelo apelido de “Pão”, que posteriormente passaria a ser também professor da modalidade.

DÉCADA DE 80 – Em 06 de junho de 1981 é fundada a Federação Maranhense de Tênis (FMT), localizada na Rua Inácio Xavier Carvalho, Qd. 02 – Sl. 106 – C. E. Saint Louis, cujo o atual presidente é César Ricardo Costa Dias, este evento viria mudar de vez o cenário do tênis local;

1982 aparece a figura de Francisco Rocha, que mesmo residindo no estado Fluminense, ele não perdeu o contato com a cidade natal. Nas férias sempre viajava para o Ceará e ficava na casa dos meus avós. As constantes visitas proporcionaram uma possibilidade de emprego, e o então atleta e professor mudou-se para Fortaleza onde passou a ministrar aulas. 1983 por intermédio de amigos, Francisco conheceu integrantes da diretoria do Hotel Quatro Rodas (depois Hotel Sofitel, e atualmente, São Luís Park Hotel) e da Federação Maranhense de Tênis, que o convidaram para trabalhar no Maranhão. 1984 o professor de tênis já estava ensinando as técnicas do esporte em São Luís. “No inicio, fiquei surpreso ao chegar no bairro do Calhau, onde fica o Hotel, que ainda não tinha nem energia elétrica nas ruas. Mas depois, acabei gostando da cidade. Ia ficar três meses, de acordo com o contrato que assinei na época, e já estou aqui a 21 anos”, revela. Francisco Rocha disputou muitos torneios no Maranhão, chegando às finais na maioria dos jogos.

1984 Fundação da primeira escola para prática do esporte, por Francisco Rocha;  hoje é proprietário da academia Top Tennis, localizada no São Luís Park Hotel. “A divulgação da escola (em 1984) foi feita durante duas semanas em jornais de circulação local e logo atraiu os primeiros alunos”, conta.”

1987 Primeira Clínica de Tênis em São Luís, ministradas pelos paulista Chuber e Vinícius, trazidos com apoio de Francisco Rocha. Entre 1987 e 1988 inicia-se uma parceria entre Top Tennis com a pessoa de Paulo Henrique do estado do Piauí, atual proprietário da Phs Tênis.

DÉCADA DE 90 “Foi na década de 1990 que o empenho e dedicação de Francisco Rocha e de outros professores como Antônio José, o “Pão”, e Carlito Gadelha foi fundamental para o crescimento do esporte no Maranhão. “Viajamos com equipes maranhenses para jogar o Campeonato Brasileiro de Tênis.

1992  inicio do Maranhão Open de Tênis, realizado nos anos de 1992, 1993, 1994

1994  Maranhão Open de Tênis, evento que trouxe grandes nomes Tênis, como Gustavo Kuerten (Guga). Além disso, realizamos várias clínicas e cursos de capacitação de professores de tênis no Estado”, orgulha-se o professor, que durante um ano foi diretor técnico da Federação Maranhense de Tênis. A realização de eventos como o Maranhão Open de Tênis e cursos de capacitação e formação de professores de tênis promoveu uma evolução do esporte no Maranhão. Muitos professores foram formados nas quadras do São Luís Park Hotel. Os atletas alcançaram um grande nível com a participação em torneios.

1997/1999 - Clínicas com Carlos Alberto Kirmayr .

2003- Surge a atleta Jéssica Brito (denominada de “pequena notável”), que é integrada ao projeto Bolsa Atleta e nesse mesmo ano conquista o XX Aberto da Cidade de Salvador, Caranguejo Bowl em Aracajú, Sururu Bowl em Macéio, Açai Bowl em Belém, Campeã Brasileira de Duplas no Paraná e campeã Brasileira Individual Categoria 12 anos. Copa Interestadual de Tênis e o Grand Slam Infanto Juvenil, foram outros eventos desenvolvidos nesse mesmo ano. Também foi lançado o projeto social “Tênis para Todos”, através de uma parceria entre Centro de Excelência de Tênis e Squash (CET), com o objetivo de levar o aprendizado do tênis aos locais de maior concentração das crianças como as escolas públicas visando difundir o esporte em nosso Estado e utilizando a estrutura já existente das quadras de tênis públicas como as da Lagoa da Jansen. A intenção é revelar novos talentos da modalidade como a jovem, mas já brilhante, Jéssica Brito.

- Ocorre em São Luís o primeiro Curso de Capacitação de Professores Nível 1, ministrado pelo professor Rosenbaum, nas dependências da Top Tennis.

2004 - em nota publicada em “O Estado do Maranhão”, sobre a construção de uma quadra de tênis na casa do deputado Mauro Fecury, é informado que, da inauguração, participaram tenistas que fizeram época em São Luís: além do próprio Mauro Fecury, José Reinado Tavares, Antônio Cordeiro Filho, Cléon Furtado, Aziz Tajra, Jaime Tavares e Cláudio Vaz dos Santos. Todos da famosa geração de 53;

No período de 7 a 10 de outubro 2004 na Top Tennis, o segundo curso de Capacitação de Professores Nível 1, também ministrado pelo professor Rosenbaum, ambos foram reconhecidos pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Hoje o Tênis em São Luís ganha mais adeptos, principalmente após a inauguração das quadras públicas da Lagoa da Jansen, sendo os seus freqüentadores bem variado, mas com predominância masculina. Existem também clubes que oferecem a modalidade aos interessados, estando em sua maioria localizados em áreas nobres de São Luís, os mesmos estão investindo em mão-de-obra qualificada para o crescimento do tênis local e fazendo intercâmbios com profissionais de outros estados para qualificação dos profissionais de São Luís. Os  Clubes e sua localização são as seguintes:

- Top Tennis localizada na estrutura do São Luís Park Hotel no bairro Calhau, dispõe de três quadras com piso rápido (cimento) e quatro professores;

- Centro de Excelência de Tênis e Squash (CET) localizado no Quintas do Calhau, dispõe de uma quadra de piso rápido (cimento), uma de saibro e cinco de har-tru (saibro, pó de brita e de tijolo) sendo uma coberta e sete professores;

- Lagoa da Jansen, dispondo de duas quadras públicas de piso rápido (cimento);  -  - Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal (APECEF), dispondo de duas quadras e um professor;

- Clube Lítero localizado no Anil dispondo de uma quadra de piso rápido e um professor;

- recentemente na Pousada Dunas no Araçagi foi inaugurada uma quadra a qual dispõe de um professor;

- existem ainda cerca de quatro a seis quadras particulares em condomínios e residências, localizadas em bairros como Renascença e Turú.

Dos atletas locais apenas Jéssica Brito (13 anos) e Assyr Figueiredo (14 anos) disputam competições a nível nacional, detalhe que ambos possuem na atualidade à sua disposição quadras particulares para seus treinamentos, com relação aos melhores atletas de São Luís no Masculino Luciano Ribeiro Andrade é líder do Ranking, destaque também para André Soares, já no feminino Marina Castro (19 anos) é a líder do Ranking. As competições a nível local acontecem com regularidade o ano todo, sendo disputados em diversas categorias, as mais importantes do calendário por ordem cronológica são:

- Babaçu Bowl disputado em março no Centro de Excelência de Tênis e Squash;

- Copa Interestadual de Tênis, geralmente organizada no mês de julho, ocorrendo nas instalações da Top Tennis, a qual conta com a participação de atletas do Piauí, Ceará, Pará e Amapá;

- Triunfo Open de Tênis, geralmente realizado em outubro na Top Tennis e o

- São Luís Park Hotel Open de Tênis, realizado em dezembro também na Top Tennis e contando com a presença marcante de atletas de outros estados do Norte-Nordeste, por isso é considerado o Norte-Nordeste pelos atletas e público presente sempre em grande número para prestigiar.

Hoje temos dois representantes entre os melhores do Brasil. A tenista Jéssica Brito, da categoria 14 anos, está entre as trinta melhores. E Assyr Figueiredo, o “Assyrzinho”, recentemente foi o vice-campeão, em Aracajú, do Campeonato Máster, onde só participavam os melhores, e está entre os cinco do ranking nacional”.”

 

Fonte: FERREIRA, Hélton Mota. Entrevista com Francisco Rocha. Em 06/09/2005. Manuscrito em caderno, tom de informalidade.

BRITO, Carlos Erick. Ia ficar três meses e já estou aqui há 21 anos. (Matéria perfil sobre o professor de tênis Francisco Rocha). São Luís: Comunicação Social, UFMA, 2005.

Confederação Brasileira de Tênis. Federação Maranhense de Tênis. Disponível em: http://www.cbtenis.com.br/federacoes/index.asp?uf=ma. Acessado em: 07/09/2005.

VAZ, Leopoldo Gil Dulcio. Apontamentos para uma história do tênis no Maranhão. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd68/tenis.htm>. Acessado: 23/04/2005.

Gerência de Esporte apoia todas as Modalidades Esportivas: Tênis De Quadra. Disponível em: <http://www.gesp.ma.gov.br/docs/apoio_federacoes/tenisdequadra.php>.  Acessado em: 10/07/05.

Centro de Excelência de Tênis e Squash. Disponível em: <http://www.cet.elo.com.br/cet.htm>. Acessado em: 07/09/2005.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.