Resumo

Do fidalgo jogo a um dos esportes mais praticados no mundo

O Tênis de Mesa surgiu como uma opção de passatempo independente das variações climáticas e dos grandes espaços ao ar livre. Os registros de sua origem remetem aos núcleos privados das classes altas da Inglaterra, em meados do século XIX, momento de grande efervescência de práticas lúdicas voltadas às elites.

Existem indícios que ligam a gênese da modalidade a um jogo, datado de 1891, chamado Gossima. Raquetes ocas com cabos longos, pequenas bolas de cortiça e uma espécie de rede faziam parte dos equipamentos necessários à prática do Gossima. Entretanto, como o próprio nome sugere, a origem do Tênis de Mesa é apontada pela maioria das fontes como uma adaptação do Tênis de Campo, uma vez que este surgiu e se popularizou anos antes do que aquele.

Outras referências ainda apontam que o Tênis de Mesa é oriundo de um jogo criado por universitários e militares ingleses, sendo praticado em países que foram colônias da Inglaterra. Muito provavelmente esses jogos se tratavam de improvisações do próprio Tênis de Campo, que, por sua vez, exigia para sua prática amplos espaços ao ar livre.

A dificuldade em determinar a origem de um esporte ocorre porque um mesmo jogo podia ser batizado com diferentes nomes e ser praticado de diversas maneiras. O caráter lúdico, a flexibilidade de regras, além dos equipamentos improvisados, contribuiu para que muitos jogos surgissem como adaptações de jogos populares já consolidados.

Arquivo