Tensões e Conflitos na Inserção da Capoeira nas Escolas de São José/sc: Propondo Uma Análise Subjetiva do Processo em Andamento

Por: e Marcelo Rocha Radicchi.

Motrivivência - v.24 - n.38 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Buscamos analisar o contexto de inserção da capoeira nas escolas municipais, empreendendo duas vertentes de análise: a primeira, relacionada ao contexto oficial e a segunda vertente de análise, a partir das observações sobre os significados das aulas de capoeira aos sujeitos participantes da realidade. O trabalho baseou-se em recorte da dissertação de mestrado defendido junto ao PPGEF/UFSC no ano de 2011. Observamos a relação conflituosa entre a capoeira e a Educação Física, enquanto disciplina de vinculação desta à escola. Observamos que esta inserção está em construção, onde algumas iniciativas de professores parecem auxiliar na legitimação desta inserção.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2012v24n38p202

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.