Integra

"Teoria do caos e metodologia do treino: a abordagem da aprendizagem diferencial" é o tema do workshop que o Laboratório de Psicologia do Desporto da Faculdade de Motricidade Humana, de Lisboa, organiza na na próxima sexta-feira, dia 10 de Marco, às 14 horas, no Anfiteatro 1 daquela Faculdade. Será leccionado por Wolfgang Schoelhorn, da Universidade de Munster. Este professor, doutorado em biomecânica, é licenciado em Ciências do Desporto e em Física. Sendo professor convidado em diversas universidades europeias, foi também atleta de alta competição e é treinador há mais de 20 anos.

A ideia base da aprendizagem diferencial é, segundo Schöllhorn, o de oferecer ao atleta uma grande variedade de exercícios para induzir um processo de auto-organização da sua aprendizagem e evolução. O treino diferencial favorece as flutuações, ou seja, a ocorrência de "erros" para aprender. Considera as flutuações como desvios a um ponto de referência, sendo estas diferenças que permitem ao sistema reagir e adaptar-se constantemente às mudanças contextuais.

Com esta abordagem baseada na teoria dos sistemas dinâmicos, procura-se que o sujeito descubra de forma espontânea padrões individuais de movimento que lhe permitam responder de forma mais eficaz às solicitações do seu desporto. Deste , as soluções serão sempre individuais. Contudo, as variações não são arbitrárias. Para Schöllhorn, o processo pelo qual se explica estas adaptações faz referência à interpolação, à extrapolação e à auto-organização.

Em termos simplificados Schöllhorn propõe as seguintes indicações para o treino: 1) variação das condições iniciais e finais de um movimento; 2) mudança na magnitude das variáveis; 3) mudança na evolução, ou desenvolvimento, do movimento no que respeita à sua duração absoluta e relativa, e ao ritmo (isto aplica-se ao ângulo articular, à velocidade angular articular, ou à aceleração angular articular).

Estes e muitos outros aspectos específicos a esta abordagem do treino serão abordados neste workshop que Schöllhorn fará na Faculdade de Motricidade Humana. De destacar que o trabalho preconizado por Schöllhorn tem sido utilizado tanto em desportos individuais (atletismo, ginástica, ténis, karaté) como colectivos (voleibol, basquetebol, futebol).

A entrada é limitada pelo número de lugares. A presença deve ser confirmada para o e-mail daraujo@fmh.utl.pt (Duarte Araújo) até à data limite de quinta-feira, dia 9, até às 13.00h.

Acessar