Resumo

A presente dissertação tem como objetivo analisar a articulação entre os campos do multiculturalismo e formação continuada do professor de Educação Física na busca da construção de práticas pedagógicas atentas às diferenças e superação de discursos discriminatórios em uma perspectiva multicultural. Após levantamento bibliográfico, procurou-se analisar, também, políticas de formação, práticas pedagógicas e discurso dos professores da área. Por meio de uma pesquisa-ação buscou-se compreender os desafios docentes na implementação de práticas multiculturalmente orientadas. A conclusão aponta para uma reduzida articulação entre os campos de formação continuada do professor de Educação Física e multiculturalismo, a presença dominante das perspectivas multicultural folclórica e assimilacionista, em detrimento às perspectivas mais críticas do multiculturalismo e a necessidade de superação dos discursos discriminatórios entre os alunos através da construção de práticas pedagógicas que dialoguem com os conflitos étnicos, culturais, de orientação sexual, de gênero e padrão corporal fortemente presente nas aulas e ausentes nos discursos e documentos analisados. 

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