Teoria da Valorização do Papel Social

Por: Deborah Passos de Morais, Kátia Euclydes de Lima e Borges, Mayza Moreira da Silva e Sarah da Glória Teles Bredt.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
Analisar o contexto histórico da criação da Teoria da Valorização do Papel Social (TVPS), bem como suas proposições e o histórico do autor.

Métodos e Resultados:
Foi realizada uma revisão de literatura a partir da busca de referências no portal Google Acadêmico publicadas nos últimos dez anos, com as palavras-chave “Valorização do Papel Social”, “Wolf Wolfensberger” e “deficiência”. A partir disso, foi realizada uma síntese da TVPS, relacionando-a ao processo de inclusão. Esta Teoria foi criada em 1983 no Canadá, por Wolf Wolfensberger e tem como objetivo desenvolver competências e melhorar a imagem social de indivíduos desvalorizados pela sociedade.

Conclusão:
A partir da análise das referências encontradas, nota-se a importância da criação desta teoria dentro das relações sociais. O desenvolvimento de competências, associado à melhora da imagem social, contribuem para a melhora da qualidade de vida de indivíduos desvalorizados, bem como agrega valor ao seu papel social.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.