Teorias e Práticas do Multiculturalismo: Subsídios Para a Formação do Professor de Educação Física

Por: Joe Gomes.

Revista Educação em Perspectiva - v.2 - n.2 - 2011

Send to Kindle


Resumo

A presente dissertação tem como objetivo analisar a articulação entre os campos do multiculturalismo e formação continuada do professor de Educação Física para construção de práticas pedagógicas atentas às diferenças e superação de discursos discriminatórios. Procura responder a questão central: quais os desafios da formação continuada de professores de Educação Física na construção de práticas pedagógicas atentas às diferenças e superação de discursos discriminatórios em uma perspectiva multicultural? Após levantamento da produção acadêmica da área, procura analisar, também, as práticas e vozes dos professores, e a presença de discursos discriminatórios nas aulas de Educação Física. Por meio de uma pesquisa-ação, busca compreender os desafios docentes na implementação de práticas multiculturalmente orientadas. A conclusão aponta para um reduzido número de trabalhos e propostas de práticas; a presença dominante das perspectivas multiculturais folclórica e assimilacionista nas políticas de currículo pesquisada e à necessidade de superação dos discursos discriminatórios entre os alunos, através da construção de práticas pedagógicas que dialoguem com os conflitos étnicos, culturais, de orientação sexual, de gênero e padrão corporal fortemente presente nas aulas. Utilizamos como referencial teórico os estudos de CANEN (2000; 2007; 2008; 2009;); CANEN; OLIVEIRA (2002; 2009); CANDAU (2005; 2008); MOREIRA (2001); MOREIRA; CÂMARA (2008)

Endereço: http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/article/view/91

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.