Teorias e Práticas Socioculturais na Promoção do Envelhecimento Ativo - Volume 5

Por: Ana Cristina Viana Campos (Organizador), Antonio Henrique da Mata Correa (Organizador) e Evelise Moraes Berlezi (Organizador).

1Ed. 288 páginas. Unisul.

Send to Kindle


Sobre a Obra

Promover um envelhecimento saudável e manter o idoso ativo e participante na comunidade são diretrizes norteadoras da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, ao mesmo tempo em que a efetivação destas diretrizes constituem-se em um desafio para os profissionais de saúde. As ações com vistas ao idoso ativo são realizadas, em sua maioria, por atividades coletivas, desenvolvidas no âmbito local de acordo com a organização e as características de cada território. Destacam-se nesse contexto as dinâmicas de grupo caracterizadas como espaços com intervenções sensoriais, motoras, cognitivas e psicossociais, nas quais a própria participação do idoso é uma forma de estímulo para viver o envelhecimento, por meio da descoberta de pessoas com interesses comuns e que enfrentam desafios semelhantes na vida, o que minimiza os efeitos causados pela fragilização no processo de envelhecimento, discriminações e exclusão social que o idoso sofre em nossa sociedade. Nesta perspectiva, o livro Teorias e práticas socioculturais na promoção do envelhecimento ativo apresenta uma diversidade de práticas e experiências relacionadas a dinâmicas individuais e coletivas, que abrangem artesanato, inclusão digital, turismo, lazer, atividades físicas e artísticas, ações estas que permitem a reinserção social do idoso, potencializam a sua independência e autonomia e promovem qualidade de vida e de saúde para essa população.

Endereço: https://www.editoraunijui.com.br/produto/2116

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.