Teorias e Práticas Metodológicas de Ensino de Procedimentos Técnicos Básicos das Lutas Para Uma Aula de Educação Física Escolar

Parte de Metodologia do Ensino das Lutas na Educação Física Escolar . páginas 65 - 142

Resumo

Notamos nos estudos empreendidos que a prática do ensino do conhecimento das lutas no contexto de uma aula de EFE é escasso. Destacamos aqui dois estudos interessantes que sugerem uma nova abordagem metodológica para o trabalho das lutas nas aulas de EFE (SOUZA JÚNIOR; SANTOS, 2010) (SOUZA JÚNIOR; OLIVEIRA; SANTOS, 2010). Os autores propõem uma nova denominação para o tema: “jogos de oposição”.
Em relação às obras completas que resultaram na publicação de livro voltados para a questão específica das lutas para a EEF, destacamos os trabalhos de Olivier (2000) e o trabalho de Cartaxo (2011). O primeiro aborda mais objetivamente uma classificação de jogos recreativos associados à ideia de que, se o professor de EFE colocar em prática os ensinamentos, poderá além de promover o desenvolvimento motor da criança, promover também a compreensão de que brigar não é o caminho certo a ser seguido em uma situação de confronto.
O segundo, Cartaxo (2011), aborda com mais profundidade as questões do comportamento baseado em estudos da psicologia e a questão do desenvolvimento psicomotor e associa uma série de jogos lúdico-recreativos para melhoria do desempenho das ações motoras.
Destacamos também uma “apostila” produzida pelos professores especialista Sergio Roberto de Lara Oliveira, professor doutor Sergio Luiz Carlos dos Santos, com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria Municipal da Educação, Superintendência de Gestão Educacional, Departamento de Ensino Fundamental. No documento intitulado Lutas aplicadas a educação física escolar, os professores abordam questões históricas, teóricas em relação às lutas, a esgrima e a EFE e apresentam uma série de procedimentos técnicos práticos de jogos de oposição.

Acessar