The Olympic Games of Rio de Janeiro: Project - Related Events And Their Political, Aesthetical, Economic And Technological Impacts on the Main Project Actors

Por: Raphael Zundt Freiherr Von Kentzingen.

104 páginas. 2017 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Este estudo tem como foco a gestão do megaprojeto Rio 2016 realizada pelos principais atores do projeto: o Comitê Olímpico Internacional, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e o Governo Brasileiro. Em primeiro lugar, uma introdução em megaprojectos precede a explicação de dois conceitos intrinsecamente ligados, Complexidade e Gestão de Risco. Somente após esse retrato fundamental, duas teorias extensamente adotadas na pesquisa do megaprojeto serão revistas: Teoria do Stakeholder e Teoria Institucional. Segue, em luz da literatura e por meio de uma análise de conteúdo, uma coleta de artigos de jornais locais e internacionais sobre os principais eventos relacionados ao projeto, ocorridos pouco antes, durante e depois dos Jogos Olímpicos. No total, foram identificados doze eventos relacionados ao projeto. O quadro mais amplo de gerenciamento deste projeto é apoiado por uma breve descrição da governança do projeto Rio 2016. Por fim, o trabalho conclui com o apelo de ampliar a pesquisa académica sobre a complexidade dos Jogos Olímpicos, pois há uma falta de capacidade explicativa para uma avaliação dos principais empreendimentos conceituais deste megaprojeto. Isto devido ao motivo de os eventos gerenciados pelos atores terem acabado por ser explicados por quatro dimensões do megaprojeto: O impacto político, o impacto estético, o impacto económico e o impacto tecnológico.

Endereço: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/18284

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.