TIC e Sport Education: Uma Proposta Pedagógica Para o Ensino dos Saberes Conceituais Técnicos do Handebol no Ensino Médio

Por: Mateus Henrique Servilha de Lucca.

158 páginas. 2019 28/02/2019

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo desenvolveu-se a partir da consideração de que o ensino do esporte na Educação Física escolar ainda se baseia na abordagem tradicional, que permanece legitimada especialmente em decorrência do processo histórico de constituição da Educação Física como componente curricular. Por outro lado, a Pedagogia do Esporte tem investigado e ampliado as possibilidades de compreensão do fenômeno esportivo e colaborado com metodologias atuais, que visam aumentar os conhecimentos direcionados às intervenções pedagógicas, nos processos de ensino e aprendizagem das práticas esportivas. Faz-se importante refletir sobre o papel desse conteúdo dentro da educação formal, considerando todos os saberes que podem ser desenvolvidos por meio do esporte. Sobre as aulas de Educação Física no Ensino Médio, existe a necessidade da utilização de novas abordagens de ensino e a inserção de aparatos tecnológicos que auxiliem o professor, a fim de colaborar com a prática pedagógica diária, aproximar e motivar os jovens. Deste modo, o objetivo dessa pesquisa foi investigar o processo de ensino e aprendizagem dos saberes conceituais técnicos do Handebol em uma unidade didática estruturada a partir do Sport Education com o auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação. O estudo é de natureza qualitativa e foi desenvolvido em duas etapas: 1) coleta de dados e 2) análise de dados. Na primeira etapa, a implementação da unidade didática contou com 20 aulas para o desenvolvimento dos saberes conceituais técnicos do handebol (elementos do desempenho esportivo e regras esportivas). Utilizou-se como método a pesquisa participante e como técnica para coleta de dados, a observação participante e o grupo focal. Na segunda etapa, os dados coletados foram transcritos, revistos e aglutinados a partir da análise de categorias de codificação simples. Os resultados da implementação confirmaram que o modelo Sport Education atrelado ao uso das TIC, favoreceram o ensino e aprendizagem dos saberes conceituais técnicos do Handebol, promoveram experiências esportivas autênticas e aumentaram a motivação e participação dos jovens do Ensino Médio. Conclui-se, que o modelo utilizado para o ensino do Esporte e as TIC mostraram-se como bons recursos e/ou ferramentas para o ensino do Esporte na Educação Física escolar.

Endereço: http://hdl.handle.net/11449/181388

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.