Resumo

Os avanços tecnológicos se encontram em constante evolução, neste contexto surgiram as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), que é composta por meios de comunicação, ferramentas tecnológicas, informática de modo geral e vídeo games, assim a escola tenta se inserir neste âmbito a partir da utilização dos meios que compõem as TICs e por conseqüência estes vão se tornando agentes do desenvolvimento de aulas da disciplina de educação física escolar. O seguinte trabalho passa a tratar do tema a partir da conceituação do termo TICs, relata como a mídia está sendo encarada na escola em um caráter geral, passando pelo tratamento que o esporte vem recebendo dos componentes das TICs e como as aulas de educação física tem se apropriado do esporte veiculado nos meios que compõem as TICs. Procura-se buscar uma reflexão quanto ao uso destes meios dentro da disciplina de educação física, pois sabe-se que os esportes veiculados na mídia buscam mostrar o lado "espetáculo", deixando em lugares obscuros a verdadeira identidade do esporte. Não se deve negar aos alunos o acesso a estes meios, por isso profissionais da área de educação física devem estar preparados não apenas para saber manusear os instrumentos componentes das TICs, mas também deve estar capacitado a apresentar o que é veiculado na mídia de maneira a possibilitar uma reflexão aos alunos e uma intervenção usando estes meios onde podemos inserir os diversos conteúdos referentes à educação física procurando buscar a essência do esporte deixada em segundo plano conforme a visão da mídia.

Acessar