Tipo de Recuperação Apos a Luta, Diminuição do Lactado e Desempenho Posterior:implicações Para o Judô

Por: .

0 páginas. 2004

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a influência da recuperação ativa ou passiva após a luta de judô de cinco minutos sobre a diminuição do lactato sangüíneo e sobre o desempenho posterior em tarefas intermitentes de diferentes graus de especificidade em relação ao judô: quatro testes de Wingate para membros superiores, Special Judô Fitness Test e outra luta. Essas tarefas foram adotadas em três estudos distintos, dos quais participaram 16, nove e 12 atletas, respectivamente. Em todos os estudos os sujeitos foram submetidos à recuperação ativa a 70% da velocidade de limiar anaeróbio e à recuperação passiva durante 15 minutos. Os desempenhos após os dois tipos de recuperação foram comparados entre si e em relação a uma situação controle. Os resultados indicaram que: (a) em todos os estudos, a recuperação ativa resultou em maior diminuição do lactato sangüíneo em relação à recuperação passiva; (b) as diferenças iniciais no lactato não afetaram o desempenho nas tarefas anaeróbias intermitentes, independente da especificidade da tarefa, indicando que pequenas diferenças no lactato (dois a três mmol.’l POT. -1’) não têm influência sobre o desempenho subseqüente; (c) com o decorrer dos quatro testes de Wingate para membros superiores houve diminuição do desempenho e do delta do acúmulo de lactato. A contribuição aeróbia aumentou nos testes dois, três e quatro em relação ao teste um; (d) no estudo três, o lactato antes das segundas lutas não diferia entre vencedores e vencidos, indicando a inexistência de sua influência sobre o desempenho na luta.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=816&listaDetalhes%5B%5D=816&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.