Integra

Li com estarrecimento, semana passada, uma carta da professora doutora Kátia Rubia, da Universidade de São Paulo, dando conta que estava enfrentando a "censura" dos nossos dirigentes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Segundo Kátia, no último dia 28 de janeiro de 2010, teve contato com um documento do Comitê informando que deveria ser recolhido das livrarias o seu livro "Esporte, Educação e Valores Olímpicos", sob a alegação de que "os termos ’olímpico’, ’olimpíada’, ’olímpica’, ’jogos olímpicos’ e suas variações... são de uso privativo do Comitê Olímpico Brasileiro no território brasileiro". Ou seja, só os senhores do comitê, o senhores do castelo, é que podem falar em olimpíada, olimpismo ou coisa que o valha, nesse país de poucos donos e muitos desmandos.

Devo dizer que a professora Kátia Rubia além deste, tem muitos outros trabalhos que tratam da educação e da questão olímpica. Sua atuação enquanto docente e pesquisadora, tem sido justamente na discussão dos valores do esporte olímpico como um fenômenocaracterístico do mundo contemporâneo e que muito influencia o comportamento das nossas crianças e jovens. Pena que alguns achem que só a eles cabe pensar e falar sobre o tema. Aos outros, quando muito, cabe apenas pagar para assistir aos espetáculos. Macaquear numa arquibancada e consumir os produtos do esporte é o que esses senhores esperam de nós (incluindo aí os professores de escolas e universidades), e o que querem para nós. Mas, ao pesquisador e ao educador cabe mais. Cabe ir além das aparências e cuidar que o tema seja tratado criticamente e contextualizado. Talvez, seja isso que vem incomodando esses "senhores" acostumados às mordomias e aos encontros de gabinetes.

Outros livros

Alem da publicação em questão a professora Kátia tem trabalhos anteriores sobre o esporte olímpico. São eles: Medalhistas Olímpicos Brasileiros: memórias, histórias e imaginário; Herois Olímpicos Brasileiros; e ainda O atleta e o mito do heroi: o imaginário esportivo contemporâneo.

Jogos olímpicos

Os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna foram organizados pelo Barão de Cobertin em 1896. De lá para cá muito suor, lágrimas, risos e... dinheiro passou por entre os arcos do símbolo Olímpico.

Chute

Quem sabe os nomes dos "senhores" do COB?

Acessar