Resumo

Certamente, ainda no século XXI, é difícil não aceitar a importância de  Jean Piaget (1896 – 1980) e seus colaboradores para a educação, incluindo a  escolar. Estudos de diferentes grupos de pesquisa do Brasil, entre eles, o Grupo  de Estudos e Pesquisa em Psicopedagoga da Universidade Estadual de Maringá  (GEPESP/CNPq - UEM), vêm mostrando o quanto a Epistemologia e a Psicologia  Genética permitem, ainda, compreender e explicar o processo de construção de  conhecimentos (CALSA, 2007; FABRIL, 2008; FRANÇA, 2009; PEREIRA 2009;  CEZAR, 2009) Barrelet e Perret-Clermont (1996, p. 7) ao abordar a vida de Piaget,  reconstroem o contexto histórico de suas formulações teóricas e metodológicas e  destacam que “o contributo científico de Piaget não acabou de ser avaliado,  analisado, reconsiderado”. Os autores acreditam que muitas pesquisas ainda  podem ampliar o conhecimento sobre a universalidade da teoria piagetiana

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