Tomada de Decisão em Ações de Patrocínio Esportivo: Análise Descritiva do Processo Decisório e Critérios de Seleção em Empresas Patrocinadoras no Brasil

Por: Michel Fauze Mattar.

2007 10/09/2007

Send to Kindle


Resumo

É notório o crescimento da utilização do patrocínio esportivo como ferramenta de comunicação de marketing pelas empresas. Este crescimento tem despertado o interesse por uma maior e melhor compreensão acerca dos atributos desta ferramenta, especialmente no que se refere à sua eficácia e aos processos pelos quais ela é adotada e desenvolvida pelas organizações. Esta pesquisa se propôs a estudar o processo decisório e os critérios de seleção que caracterizam a tomada de decisão para ações desta natureza nas empresas. As principais contribuições deste estudo residem na tentativa de promover uma reflexão acerca de uma utilização mais estratégica e eficaz do patrocínio esportivo ? elevando assim sua credibilidade enquanto ferramenta de comunicação de marketing ? e permitir um ajustamento entre as ofertas de projetos esportivos ao perfil das potenciais empresas patrocinadoras. O desenvolvimento do estudo teve por base teórica os fundamentos de patrocínio e sua contextualização nas atividades de marketing, incluindo conceitos relacionados ao composto de marketing, ao composto de comunicação de marketing, e às modalidades, objetivos e eficácia do patrocínio. O método utilizado para a realização da pesquisa de campo foi o de estudo de campo, por meio de uma pesquisa conclusiva descritiva realizada junto a uma amostra não-probabilística de 59 empresas nacionais e multinacionais atuantes no Brasil que utilizam a ferramenta patrocínio esportivo dentre suas atividades de comunicação de marketing. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário eletrônico com perguntas fechadas, e sua análise baseou-se, prioritariamente, na interpretação descritivo-quantitativa das freqüências obtidas nas variáveis estudadas. Cruzamentos entre variáveis também foram promovidos para verificar relações entre elas. Como conclusão do estudo obteve-se que o processo decisório para ações de patrocínio esportivo nas empresas revela-se ainda incipiente ou inexistente, resultando, consequentemente, em uma ineficácia de sua utilização; outra conclusão, referente aos critérios de seleção utilizados para a adoção destas ações, é que os principais são a pertinência, a adequação, a repercussão, e a avaliação do custo da ação a ser patrocinada. Também se verificou que certas variáveis, tais como porte e abrangência de atuação da empresa influenciam na composição dos membros participantes do processo decisório para ações de patrocínio esportivo e nos critérios de seleção que compõem este processo. Com base nas conclusões, o trabalho sugere uma maior atenção e profundidade por parte das empresas às discussões relacionadas aos processos que compõem à tomada de decisão relacionada às ações de patrocínio esportivo.

Endereço: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-17102007-113114/pt-br.php

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.