Torcedores do Futuro? as Motivações Que Levam Jovens Brasileiros a Se Envolverem Como ‘torcedores’ de Clubes de Futebol da Europa

Por: Rafael Alberico Chaves.

Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE - v.4 - n.2 - 2019

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste artigo foi buscar identificar os principais motivos que levam jovens brasileiros a se envolverem mais com clubes europeus de futebol se comparado ao envolvimento com clubes brasileiros de futebol. A pesquisa teve uma natureza qualitativa, exploratória, por meio da Análise de Conteúdo de dados gerados por dois grupos focais realizados com jovens entre 18 e 25 anos. As motivações identificadas são impulsionadas por variáveis situacionais de entretenimento, qualidade esportiva, presença dos melhores jogadores, competência gerencial presentes no contexto europeu e socialização por meio de dispositivos digitais e novas tecnologias. Em uma Indústria do Esporte e do Futebol globalizados, os resultados desta pesquisa propõem uma reflexão quanto à qualidade do produto esportivo oferecido no Brasil versus o que é oferecido por clubes e organizações da Europa. Essa grande diferença estrutural e profissional que, em alguns momentos, já foi ofuscada por resultados esportivos significativos, agora é cada vez mais perceptível, inclusive para os jovens consumidores. 

Endereço: http://revistagestaodoesporte.com.br/mod/page/view.php?id=126

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.