Torcidas Organizadas do Futebol Brasileiro: Singularidades e Semelhanças com Outros Grupos de Torcedores da América do Sul e da Europa

Por: Felipe Tavares Paes Lopes e Mariana Prioli Cordeiro.

Espaço Acadêmico - v.9 - n.104 - 2010

Send to Kindle


Resumo

Neste trabalho, objetivamos discutir as diferenças e semelhanças dos torcedores organizados brasileiros com outros agrupamentos de torcedores da América do Sul e da Europa. Mais concretamente, com os hooligans, barras bravas e os ultràs. Para tanto, fizemos um levantamento bibliográfico sobre esses agrupamentos em âmbito nacional e internacional. Este levantamento nos indicou que os torcedores organizados brasileiros possuem mais semelhanças com os dois últimos grupos. Entre suas principais diferenças com os hooligans, destacamos que os torcedores organizados não primam pelo anonimato e nem pela transgressão deliberada, que eles atuam como mecanismos ativos de pressão perante seus grupos e federações e que estão mais comprometidos com o espetáculo nas arquibancadas. 

Endereço: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/8785/5146

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.