Resumo

O texto que aqui se apresenta tem proposição menos analítica e mais reflexiva, se ocupando em fazer correlações entre encontros pessoais e institucionais e suas reverberações para o campo da formação dos professores(as) em Educação Física. Tem-se como objetivo apresentar algumas reverberações do grupo de professores(as)-pesquisadores(as) em Educação Física escolar e discutir a formação de professores(as) tomando como base alguns temas latentes na área e que, de forma pertinente, foram debatidos no 1º Congresso Internacional de Professores(as)-Pesquisadores(as) de Educação Física Escolar – CIPPEFE. A formação de professores(as) de Educação Física na perspectiva aqui enunciada, considera que deve se configurar como um espaço que possibilite a discussão da ação pedagógica numa perspectiva crítica, reflexiva e propositiva na qual busca valorizar a história de vida dos(as) professores(as) e alunos(as). As reverberações produzidas perpassam a formação permanente; questões étnico-raciais; práticas colaborativas e relações com os saberes dos(as) alunos(as). Tem-se como considerações momentâneas que a formação de professores(as) deve propiciar a abertura ao diálogo, à construção compartilhada de saberes e para isso implica haver o conhecimento da própria história, o respeito e a valorização do “outro”.

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