Trabalho Pedagógico de Professores de Educação Física: Implicações e Possibilidades com Base em Análise de Políticas Educacionais

Por: Ana Paula da Rosa Cristino Zimmermann, e Liliana Soares Ferreira.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

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Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a reestruturação do trabalho pedagógico da Educação Física Escolar pela perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Física e das Diretrizes Curriculares Nacionais. A abordagem metodológica qualitativa teve como tipo de pesquisa a Análise de Discurso. Os trechos analisados indicam a precarização da Educação Física Escolar, manifestada através da intensificação e da reestruturação do trabalho pedagógico. No atual contexto econômico, político e social, os professores de Educação Física necessitam superar o entendimento de trabalho como produção de mercadoria e aprofundar a compreensão fundamentada na produção social da atividade humana.

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/4942

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