Traços de Personalidade e Estrutura de Prática na Aquisição de Uma Habilidade Motora

Por: Carlos Rey Perez.

128 páginas. 2008 05/06/2008

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Resumo

O conhecimento de características das pessoas auxilia a individualizar a maneira de estruturar a prática de tarefas, o fornecimento de informação e a seleção de pessoas mais aptas a desempenhar certas funções. Há evidências de que essas características individuais, como traços de personalidade, podem afetar a aprendizagem de habilidades motoras. Investigar o efeito de diferentes estruturas de prática na aquisição de uma habilidade motora em indivíduos extrovertidos e introvertidos foi o objetivo deste trabalho. Noventa e seis universitários de ambos os sexos foram selecionados depois de responder o EPQ (Eysenck Personality Questionnaire). A tarefa envolveu o pressionamento seqüencial de teclas em duas fases: aquisição (108 tentativas, em três variações da tarefa, exceto os grupos de prática constante, que executaram apenas uma variação) e transferência (imediata e atrasada, cada uma com 12 tentativas). Os participantes foram alocados em seis grupos de prática, formados com a combinação do traço Extroversão/Introversão e a estrutura de prática (constante, blocos e aleatória). As medidas envolveram o erro global, o erro de timing relativo e o erro de timing absoluto. Os resultados indicaram que, além de ter havido aprendizagem da tarefa motora, o desempenho dos introvertidos em relação aos extrovertidos foi melhor no início da aquisição e pior na transferência. Conclui-se que, independentemente da estrutura de prática, as características individuais relativas à Extroversão/Introversão influenciam não só o desempenho, mas também a aprendizagem motora

 

Endereço: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-03092012-105255/pt-br.php

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