Tradução, Adaptação Cultural e Estrutura Fatorial do Body Shape Questionnaire, Body Esteem Scale e Body Apreciation Scale Para Mulheres de Meia-idade

Por: Aletha Silva Caetano.

66 páginas. 2011 15/12/2011

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desta pesquisa foi realizar a tradução, adaptação cultural e estudo da estrutura fatorial das escalas Body Shape Questionnaire (BSQ); Body Esteem Questionnaire (BES) e Body Appreciation Scale (BAS) entre mulheres brasileiras na meia-idade. Para a realização da tradução e adaptação cultural dos instrumentos, foi utilizado um guia internacional para tradução e adaptação transcultural de escalas. A análise estatística descritiva foi aplicada para os dados demográficos e clínicos, e a Análise Fatorial Exploratória (AFE) foi realizada para o estudo da estrutura fatorial dos instrumentos para a população alvo da pesquisa. Participaram deste estudo 500 mulheres entre 40 e 60 anos de idade residindo na cidade de Campinas (Estado de São Paulo) e região. Após a realização do AFE foram obtidos os seguintes resultados: BSQ - 1 fator que foi chamado de "Atitudes, pensamentos e sentimentos em relação ao corpo"; BES - 4 fatores denominados: "Características físicas que podem ser alteradas com o exercício físico e alimentação"; "Características físicas que não podem ser alteradas com o exercício físico e alimentação"; "Condição física"; e "Sexualidade"; e BAS - 1 fator denominado: "Apreciação corporal". Os resultados mostraram que as mulheres na meia-idade, apresentam diferenças em alguns aspectos da imagem corporal em relação à população de mulheres mais jovens, uma vez que os estudos das estruturas fatoriais das três escalas estudadas revelaram diferentes soluções considerando somente mulheres na meia-idade. Conhecer essas particularidades representa um conhecimento essencial para o profissional que trabalha com o corpo para a realização de uma intervenção adequada e coerente e que vá ao encontro das necessidades e desejos dessas mulheres.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000856289

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.