Tradução e Adaptação Transcultural do Physical Activity Scale de Aadahal e Jorgensen: Translation And Cross-cultural Adaptation Of The Physical Activity Scale

Por: .

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.23 - n.2 - 2009

Send to Kindle


Resumo

A finalidade deste estudo é a tradução para a língua ortuguesa e a adaptação transcultural do instrumento de avaliação de atividade física desenvolvido por AADAHL e JORGENSEN (2003) com o intuito de contribuir para que um novo instrumento de pesquisa esteja disponível ara pesquisadores da área. O método utilizado para a tradução e adaptação transcultural do instrumento foi a radução do instrumento original em inglês para a língua portuguesa por dois tradutores e a retrotradução este mesmo instrumento também por dois tradutores. Foi formado um comitê de juízes que analisou todas as ersões do instrumento. O comitê usou como critérios a equivalência semântica, idiomática, cultural conceitual. Para verificar a viabilidade de uso do instrumento foi feita a aplicação em 40 estudantes niversitários. No processo de tradução não foram ncontrados palavras ou expressões consideradas problemáticas pelos radutores. O comitê de juízes considerou que a versão para a língua portuguesa apresenta quivalência semântica, idiomática, cultural e conceitual. No estágio final o instrumento foi aplicado m 20 homens com média de idade de 29 anos (DP = 6,0) e nível de atividade física médio de 48,9 ETs/dia (DP = 12,3) e em 20 mulheres com média de idade de 29 anos (DP = 4,7) e nível de atividade ísica médio de 46,7 METs/dia (DP = 8,0). Trata-se de um instrumento de aplicação simples e rápida. Os esultados encontrados em METs/dia são consistentes com a versão original e indicam viabilidade no uso do nstrumento. Recomendam-se novos estudos para que outras propriedades do instrumento sejam estadas.

Endereço: http://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16718

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.