Resumo

O objetivo deste artigo foi traduzir e validar uma escala sobre as Motivações e os Valores que levam as pessoas aos eventos esportivos, assim como um melhor entendimento sobre os impactos da pandemia COVID-19 e a paralisação / segurança dos eventos esportivos neste contexto. Metodo: Foi utilizada a escala Orientation Toward a Sporting Event (OSE), adicionando-se perguntas sobre a Paralisação e a Segurança do público em eventos esportivos. Também foram realizadas perguntas sobre como os eventos esportivos devem ser em 2020 quanto a presença ou não de público. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de Modelagem de Equações Estruturais e estatística descritiva. Resultados e discussão: Após respostas de 441 pessoas, concluiu-se que são significativas as relações entre os comportamentos Sociais e Afetivos do público para com o tema Paralisação. Também demonstrou-se ser significante a relação entre socialização e Segurança para a realização de eventos esportivos no contexto pandêmico. Conclusão: Os impactos negativos serão enormes, tanto econômicos, como sociais. Todos os envolvidos com o Esporte e os seus eventos, desde as organizações responsáveis, o poder público, o setor privado, até a mídia que os transmitem, deverão buscar possíveis soluções para sanar tais impactos negativos.

Referências

BEATON, Dorcas E.; BOMBARDIER, Claire; GUILLEMIN, Francis; FERRAZ, Marcos Bosi. Guidelines for the process of cross-cultural adaptation of self-report measures. Spine, v. 25, n. 24, p. 3186–91, 2000.

BÖHME, Maria Tereza Silveira. Esporte Infantojuvenil: Treinamento a Longo Prazo -

Teoria e Prática. São Paulo: Phorte, 2011.

BOUCHET, Patrick; BODET, Guillaume; BERNACHE-ASSOLLANT, Iouri; KADA, Faycel. Segmenting sport spectators: Construction and preliminary validation of the Sporting Event Experience Search (SEES) scale. Sport Management Review, v. 14, n. 1, p. 42–53, 2011.

BRUNER II, Gordon C. Marketing Scales Handbook: a Compilation of Multi-Item Measures for Consumer Behavior & Advertising Research. Carbondale, Illinois: GCBII Productions, 2009.

CHEN, Huijun; GUO, Juanjuan; WANG, Chen; LUO, Fan; YU, Xuechen; ZHANG, Wei; LI, Jiafu; ZHAO, Dongchi; XU, Dan; GONG, Qing; LIAO, Jing; YANG, Huixia; HOU, Wei; ZHANG, Yuanzhen. Clinical characteristics and intrauterine vertical transmission potential of COVID-19 infection in nine pregnant women: a retrospective review of medical records. The Lancet, v. 395, n. 10226, p. 809–815, 2020.

CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativos, Quantitativo e Misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DE BOSSCHER, Veerle; SHIBLI, Simon; WESTERBEEK, Hans; VAN BOTTENBURG, Maarten. Successful Elite Sport Policies: An international comparison of the SportsPolicy factors Leading to International Sporting Success (SPLISS 2.0) in 15 nations. Aachen: Meyer & Meyer Verlag, 2015.

FUNK, Daniel; ALEXANDRIS, Kostas; MCDONALD, Heath. Sport Consumer Behaviour: Marketing Strategy. Oxon; New York: Routledge, 2016.

FUNK, Daniel C.; FILO, Kevin; BEATON, Anthony A.; PRITCHARD, Market. Measuring the Motives of Sport Event Attendance: Bridging the Academic-Practitioner Divide to Understanding Behavior. Sport Marketing Quarterly, v. 18, n. 3, p. 126–138, 2009.

GALLEGO, Viviana; NISHIURA, Hiroshi; SAH, Ranjit; RODRIGUEZ-MORALES, Alfonso J. The COVID-19 outbreak and implications for the Tokyo 2020 Summer Olympic Games. Travel Medicine and Infectious Disease, v. 34, p. 101604, 2020.

GAMMELSÆTER, Hallgeir. Sport is not industry: bringing sport back to sport management. European Sport Management Quarterly, p. 1–23, 2020.

GILLESPIE, Willian; MCDONALD, Mark. Gestão de Eventos Esportivos. In: VANCE, Patricia; NASSIF, Vânia; MASTERALEXIS, Lisa. Gestão do Esporte: casos brasileiros e internacionais. Rio de Janeiro: LTC-Grupo Gen, 2015. p. 217–241.

GUERREIRO, Renato Carvalho; SILVA, Andressa; ANDRADE, Henrique Araújo; BIASIBETTI, Isadora Grade; VITAL, Roberto; SILVA, Hesojy Gley Vital; SILVA, Flavia Rodrigues; MELLO, Marco Túlio de. O adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 foi uma decisão correta? Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 26, n. 3, p. 277–282, 2020.

HAIR, Joseph F.; BLACK, William C.; BABIN, Barry J.; ANDERSON, Rolph E.; TATHAM, Ronald L. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

HAIR, Joseph F.; SARSTEDT, Marko; HOPKINS, Lucas; KUPPELWIESER, Volker G. Partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). European Business Review, v. 26, n. 2, p. 106–121, 2014.

KASZNAR, Istvan K.; GRAÇA, Ary S. A Indústria do Esporte no Brasil. 2. ed. São Paulo: M.Books do Brasil Editora, 2012.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

MASLOW, Abraham H. Introdução à Psicologia do Ser. 2. ed. Rio de Janeiro: Eldorado, 2016.

MASTERMAN, Guy. Strategic Sports Event Management. 3. ed. London; New York: Routledge, 2014.

MATTAR, Fauze Najib; MATTAR, Michel Fauze. Gestão de Negócios Esportivos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

MOHR, Magni; NASSIS, George P.; BRITO, Joao; RANDERS, Morten B.; CASTAGNA, Carlo; PARNELL, Dan; KRUSTRUP, Peter. Return to elite football after the COVID-19 lockdown. Managing Sport and Leisure, p. 1–9, 2020.

NICOLA, Maria; ALSAFI, Zaid; SOHRABI, Catrin; KERWAN, Ahmed; AL-JABIR, Ahmed; IOSIFIDIS, Christos; AGHA, Maliha; AGHA, Riaz. The socio-economic implications of the coronavirus pandemic (COVID-19): A review. International Journal of Surgery, v. 78, p. 185–193, 2020.

PASQUALI, Luiz. Instrumentação Psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed, 2010.

PITTS, Brenda G.; FIELDING, Lawrence W.; MILLER, Lori K. Industry Segmentation Theory and the Sport Industry: Developing a Sport Industry Segment Model. Sport Marketing Quarterly, v. 3, n. 1, p. 15–24, 1994.

PLEWA, Carolin; PALMER, Karen. Self-congruence theory: towards a greater understanding of the global and malleable selves in a sports specific consumption context. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, v. 15, n. 4, p. 26–39, 2014.

POIT, Davi Rodrigues. Organização de Eventos Esportivos. 5. ed. São Paulo: Phorte Editora, 2013.

PONS, Frank; MOURALI, Mehdi; NYECK, Simon. Consumer Orientation Toward Sporting Events. Journal of Service Research, v. 8, n. 3, p. 276–287, 2006.

PREUSS, Holger. The Conceptualisation and Measurement of Mega Sport Event Legacies. Journal of Sport & Tourism, v. 12, n. 3–4, p. 207–228, 2007.

ROCCO JÚNIOR, Ary José; MAZZEI, Leandro Carlos (Org.). Os Estádios e Arenas do Futebol Brasileiro e o legado da Copa do Mundo 2014: o padrão FIFA, o consumidor do esporte e o entretenimento. Sarapuí: OJM Casa Editorial, 2018.

RUBIO, Katia. Do Olimpo ao Pós-Olimpismo: Elementos para uma reflexão sobre o esporte atual. Revista Paulista de Educação Física, v. 16, n. 2, p. 130–143, 2002.

TORESDAHL, Brett G.; ASIF, Irfan M. Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): Considerations for the Competitive Athlete. Sports Health: A Multidisciplinary Approach, v. 12, n. 3, p. 221–224, 2020.

WANN, Daniel; GRIEVE, Frederick G.; ZAPALAC, Ryan K.; PEASE, Dale G L. Motivational Profiles of Sport Fans of Different Sports. Sport Marketing Quarterly, v. 17, n. 1, p. 6–19, 2008.

YANNIS, Lianopoulos; THEODORAKIS, Nicholas D.; TSIGILIS, Nikolaos; GARDIKIOTIS, Antonis; KOUSTELIOS, Athanasios. Elevating self-esteem through sport team identification

Acessar