Trajetória de Estudantes na Formação Inicial em Educação Física: o Estágio Curricular Supervisionado em Foco

Por: Eduardo Batista Von Borowski, Fabrício João Milan, , Steffany Guimarães Pitangui Pereira e Thaís Almeida.

Revista da Educação Física - UEM - v.29 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O estudo apresenta como objetivo investigar a trajetória de estudantes estagiários durante as ações formativas no estágio curricular supervisionado de um curso de Licenciatura em Educação Física. Fizeram parte 22 estudantes devidamente matriculados nas disciplinas de estágio curricular supervisionado III, IV e V. Para a recolha das informações foi utilizado um questionário composto por perguntas abertas. Os dados foram analisados a partir da técnica da análise de conteúdo. Os resultados consideram três eixos de análise: 1) as experiências anteriores ao estágio; 2) a integração no contexto da escola e; 3) as experiências da formação inicial. Conclui-se que, com a inserção dos alunos no campo de atuação docente durante a formação inicial, faz com que estes possam vivenciar experiências e que criem expectativas de sua futura profissão, constituindo os saberes e os diferentes olhares para o ambiente escolar que se consolidam ao longo da formação da identidade profissional docente.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/37734

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.