Resumo

Este trabalho fundamenta-se em um relato (auto)biográfico da autora principal, que teve como propósito apresentar uma narrativa situada nas experiências vividas por uma professora de educação física da educação básica enquanto sua trajetória no campo da pesquisa. Os três objetivos específicos são: a) partilhar sobre a importância da pesquisa para a qualidade da prática pedagógica; b) identificar os aspectos positivos e as possibilidades dessa prática baseada na pesquisa; e c) elencar o que necessita ser superado. Este artigo foi elaborado, a partir da participação na mesa de encerramento do I CIPPEFE, tendo como perspectiva metodológica a escrita narrativa de caráter (auto)biográfico. Por meio da partilha dessa narrativa, com três professores(as)-pesquisadores(as) mais experientes, foi possível perceber os contributos em ser um(a) professor(a)-pesquisador(a), revelado pela constatação de transformações positivas da prática pedagógica da professora e pelo fortalecimento do sentido (auto)crítico da educação e da educação física. Por isso, mesmo identificando dificuldades nessa trajetória, a professora defende a perspectiva do(a) professor(a)-pesquisador(a), compartilhando orientações para que outros(as) professores(as) possam também trilhar esse caminho da pesquisa, baseado na própria docência.

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