Trajetórias e Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: os Docentes de Dança dos Cursos de Licenciatura em Educação Física

Por: Flávia Marchi Nascimento.

87 páginas. 2011 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

A formação e atuação docente tem instigado estudos no campo da Educação Física. O objetivo deste estudo foi compreender a trajetória dos professores que trabalham com as disciplinas de Dança, nos Cursos de Licenciatura em Educação Física das Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFPel, UFSM, UFRGS e FURG), relacionando essas trajetórias com suas práticas pedagógicas. Tratou-se de um estudo qualitativo do tipo multicasos, onde foram entrevistadas as quatro professoras de Dança das referidas instituições. Foi realizada a coleta dos dados e transcrição das entrevistas, também trabalhamos com análise de conteúdo. Foram utilizadas para a coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Podemos destacar como principais resultados: o período que compreende a infância e a adolescência, sendo marcante e decisivo para a escolha profissional; os interesses pessoais e profissionais que possuíam estreita relação definindo suas trajetórias; não havia linearidade nas escolhas de formação continuada e o trabalho docente; e havia uma fragilidade da Dança enquanto campo científico nos cursos de mestrado e doutorado no Brasil. Foram encontrados alguns pontos de convergência entre as docentes do estudo, quanto aos desafios de entrar na carreira docente, sendo estes: o domínio de sala de aula e o reconhecimento profissional pelos pares. Sobre as práticas pedagógicas, verificamos que não havia clareza quanto aos conteúdos que a Educação Física deveria priorizar nas disciplinas relacionadas à Dança. Quanto aos métodos de ensino, percebemos uma dificuldade na descrição destes em suas práticas pedagógicas, os métodos descritos estavam alicerçados na visão de ensino decorrente da formação que tiveram. No que diz respeito à metodologia de práticas avaliativas, salientamos o uso da apresentação coreográfica como instrumento para a verificação das aprendizagens, seguidos da prova escrita. Ficou evidenciado ainda, que as entrevistadas questionavam, refletiam e modificavam suas práticas pedagógicas ao longo do percurso profissional.

Endereço: http://wp.ufpel.edu.br/ppgef/dissertacoes-2011/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.