Transexualidade e Educação Física: Uma Revisão Sistemática em Periódicos das Ciências da Saúde

Por: Iraquitan de Oliveira Caminha, Isabelle Sena Gomes e Jéssica Leite Serrano.

Movimento - v.23 - n.3 - 2017

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Resumo

Este é um estudo de revisão sistemática sobre o tema transexualidade em periódicos do campo da saúde. O percurso metodológico seguiu as etapas de: (1) busca em bases eletrônicas (2005-2015), com os descritores “Educação Física”, “exercício físico”, “atividade física”, “corpo”, “práticas corporais”, “transexual”, “transexuais”, e os operadores “and” e/ou “or”; (2) leitura dos títulos/resumos; (3) primeira inclusão; (4) aplicação do teste de relevância; (5) inclusão definitiva (n=29); (6) organização e discussão em categorias (construção sócio-histórica, políticas de saúde, militância e identidade de gênero), elaboradas a partir dos resultados. Verificou-se a predominância de estudos sobre aspectos biológicos e psicológicos, que tratam a transexualidade como patologia. Por outro lado, verificou-se também o crescimento de produções que analisam essa temática de forma mais holística nas Ciências da Saúde e consequentemente na Educação Física.

Endereço: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/64857

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