Transferência Bilateral de Uma Habilidade Motora Complexa do Basquetebol

Por: Sílvia Helena Costa Ferreira Tosi.

0 páginas. 1989

Send to Kindle


Resumo

Este estudo propôs uma análise de uma habilidade complexa e ambidestra do basquetebol (arremesso tipo bandeja), dentro da prática por um só lado do corpo e da tabela com transferência bilateral, e da prática alternada por ambos os lados.Os objetivos do estudo foram os de verificar o grau de aprendizado do arremesso decorrente da transferência bilateral, bem como o grau de aprendizado decorrente da prática do fundamento. Um outro objetivo foi o de identificar o desempenho ambidestro.Serviram como sujeitos 48 crianças de ambos os sexos, destras, de nível sócio-econômico médio-alto. Um instrumento desenvolvido pela investigadora, destinado a medir a qualidade do movimento, foi usado para coletar dados. Este instrumento foi analisado por três juízes que concordaram em sua adequação para tal coleta.Três grupos experimentais foram formados. As crianças praticaram o fundamento, de acordo com os critérios estabelecidos pela pesquisadora, pelo lado direito e pelo esquerdo e também por ambos os lados do corpo e da tabela. O método de ensino foi o todo-parte-todo.Estatísticas não paramétricas foram utilizadas para analisar os dados, através das provas de Kruskal-Wallis, U de Mann-Whitney, Wilcoxon e Friedman.Os resultados do estudo permitem concluir que: a prática do arremesso somente pelo lado esquerdo e pelo direito tende a apresentar semelhanças de transferência bilateral e de aprendizado com o lado praticado, com diferentes explicações para cada caso. Foi concluído também que a prática alternada por ambos os lados conduziu ao aprendizado do lado direito e do esquerdo, com predominância do esquerdo num primeiro momento (pós-teste). No reteste, esta situação não prevaleceu. Este tipo de prática tende a ser melhor do que a prática somente por um lado, levando-se em consideração a transferência bilateral, para o desempenho ambidestro.Foram feitas várias sugestões relacionadas com futuros estudos usando o mesmo delineamento. A ênfase maior foi com relação às experiências anteriores inerentes do lado dominante dos indivíduos destros.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1791&listaDetalhes%5B%5D=1791&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.