Resumo

Resumo


o transporte ativo no trajeto escolar pode ser uma oportunidade interessante para desenvolver comportamentos mais promotores de saúde na vida das crianças e jovens. O presente trabalho realiza uma revisão de literatura sobre transporte ativo no trajeto escolar, buscando identificar barreiras e facilitadores desse comportamento, bem como suas interfaces com a saúde dos escolares. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada nas bases eletrônicas BVS, Scielo e periódico Capes, utilizando os descritores mobilidade, transporte, deslocamento, ativo, sustentável, estudantes, escolares e trajeto escolar em português, inglês e espanhol. Foram incluídos estudos realizados nas Américas e publicados nos últimos cinco anos em português, inglês ou espanhol. Os estudos foram elaborados no Brasil, no Canadá, no México e nos Estados Unidos, que por sua vez, lideram as produções científicas nessa temática. A maioria dos estudos selecionados é secundário de outras pesquisas maiores já realizadas. Resultados dos 16 trabalhos selecionados indicam que a prevalência de transporte ativo no trajeto escolar variou entre 10,0% nos Estados Unidos e 75,7% no Brasil, uma vez que a barreira mais relatada foi a distância, além de aspectos como segurança pessoal. A interface do transporte ativo no trajeto escolar com a saúde se realiza em estudos que se relacionam com nível de atividade física, obesidade/sobrepeso (saúde individual) e barreiras e facilitadores a esse tipo de deslocamento (saúde ambiental). Considerando que atitudes cultivadas na infância têm grandes chances de permanecer na vida adulta, o transporte ativo no trajeto escolar pode ser uma estratégia na criação de hábitos saudáveis e sustentáveis que contribuam para melhor qualidade de vida, desde que se considerem seus determinantes e condicionantes.

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