Resumo


Crianças com baixa competência motora podem apresentar diagnóstico de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). O TDC implica em prejuízos motores relacionados a coordenação motora grossa e fina, ocasionando prejuízo nas habilidades motoras. Os objetivos do presente estudo foram (1) identificar a prevalência de TDC em escolares; (2) identificar as dificuldades mais prevalentes nas habilidades motoras em relação a gênero e idades e (3) comparar o desempenho entre gêneros e idades nas habilidades avaliadas. Participaram 100 crianças entre 6 e 10 anos (50 meninos; 50 meninas) e para a avaliação motora foi utilizado o teste Movement Assessment Battery for Children (HENDERSON; SUDGEN, 1992). Os resultados indicam que 36% das crianças apresentam indícios de TDC grave, sendo a maior prevalência em meninas (44%). De forma geral, meninos apresentaram maiores dificuldades em tarefas de destreza manual e meninas apresentaram maiores dificuldades em tarefas envolvendo bolas. A identificação precoce de dificuldades motoras relacionadas a coordenação torna-se importante para que os programas de Educação Física possam ser estruturados adequadamente às demandas específicas destas crianças, promovendo intervenção adequada a fim de diminuir os prejuízos globais e específicos causados pela baixa competência motora.
 

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