Tratamento Multidisciplinar Reduz o Tecido Adiposo Visceral, Leptina, Grelina e a Prevalência de Esteatose Hepática Não Alcoólica (nafld) em Adolescentes Obesos

Por: Ana Raimunda Dâmaso.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.12 - n.5 - 2006

Send to Kindle


Resumo

objetivo do presente estudo foi avaliar as alterações promovidas, por intervenção multidisciplinar, nas concentrações plasmáticas de grelina e leptina, adiposidade visceral e prevalência de esteatose hepática não alcoólica (NAFLD), em adolescentes obesos. Foram avaliados 28 adolescentes obesos, 16 meninas (IMC 34,58 ± 3,86kg/m2) e 12 meninos (IMC 37,08 ± 3,17kg/m2), com idade entre 15 e 19 anos, quanto à concentração de leptina, grelina, insulina, assim como a adiposidade visceral e o diagnóstico de NAFLD pelo método de ultra-sonografia. Os resultados demonstraram redução significante na concentração circulante de grelina e leptina e na adiposidade visceral (p < 0,01). Houve ainda redução percentual na prevalência de NAFLD, sendo este um resultado relevante, visto que esta doença pode progredir para cirrose, tanto em crianças quanto em adolescentes obesos. Este tipo de tratamento demonstrou ser eficiente na melhora do perfil metabólico e hormonal, contribuindo para o controle da obesidade e suas co-morbidades em adolescentes obesos.

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v12n5/08.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.