Tratamento Neonatal com Aloxana em Ratos: Efeitos do Exercício

Por: Camila Aparecida Machado de Oliveira.

2004 03/08/2004

Send to Kindle


Resumo

O exercício físico tem sido recomendado na prevenção do diabetes mellitus não insulino dependente (NIDDM), mas os mecanismos envolvidos nessa intervenção ainda não são bem conhecidos. Modelos experimentais oferecem oportunidade para o estudo dessa questão. Ratos tratados com streptozotocina no período neonatal têm sido empregados como modelo de NIDDM, porém, pouco se sabe sobre o modelo de diabetes neonatal induzido por aloxana. Com o objetivo de analisar os efeitos metabólicos da administração neonatal de aloxana, ratos recém nascidos (2 e 4 dias), de ambos os sexos, receberam a droga (200 mg/Kg p.c.-i.p.). Como controles foram utilizados ratos injetados com veículo (tampão citrato). Aos 28, 60 e 90 dias de idade os animais foram avaliados quanto a: glicemia de jejum, glicemia após administração de glicose e tolerância à glicose oral (GTTo). Os resultados mostraram maior glicemia no GTTo (p>0,05) até os 60 dias nos grupos tratados com a droga, regredindo aos 90 dias em ambos os sexos. Aos 90 dias os animais foram sacrificados por decapitação. Ficou evidente que os machos que receberam a aloxana aos dois dias foram os mais prejudicados, mostrando os menores teores de insulina e razão proteína/DNA pancreáticos e os níveis mais elevados de A.G.L. sangüíneo (p<0,05). Concluindo, embora a intolerância à glicose seja transitória, a recuperação dos animais é incompleta, pois algumas alterações metabólicas persistem. Em outra série de experimentos, visando avaliar os efeitos do treinamento aeróbio sobre a manifestação das alterações metabólicas causadas pela aloxana, ratos recém nascidos (2 dias) receberam aloxana (200 mg/Kg de peso corporal) via intraperitoneal. Como controles foram utilizados ratos injetados com veículo (tampão citrato)... (Complete abstract, click electronic address below).

Endereço: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/F/BU8TX3T73YMK14M22L9PF1IM57MN2V9USEUBF86XMRA6J81XM7-00826?func=full-set-set&set_number=000886&set_entry=000001&format=999

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.