Tratamento Precoce no Desenvolvimento Neuromotor de Crianças com Diagnóstico Sugestivo de Paralisia Cerebral

Por: Eloisa Tudella.

0 páginas. 1989

Send to Kindle


Resumo

Este estudo teve por objetivo verificar o desenvolvimento neuromotor de sujeitos com diagnóstico sugestivo de paralisia cerebral (PC) submetidas a tratamento precoce pelo método Samarão Brandão, tendo como grupo controle sujeitos de igual diagnóstico e mesmo tratamento com entrada tardia no mesmo.Fizeram parte do estudo um total de 17 sujeitos (N = 17) que foram distribuídos em dois grupos: a) grupo de tratamento precoce (GTP) , do qual faziam parte 11 sujeitos com a idade variando entre 1.6 a 4.6 meses. Desse grupo 2 sujeitos foram diagnosticados como PC do tipo espástico e 9 PC do tipo atetósico, sendo 8 do sexo masculino e 3 do sexo feminino; b) grupo de tratamento tardio (GTT), do qual faziam parte 6 sujeitos com a idade variando entre 5.8 a 11 meses. Desse grupo 2 sujeitos foram diagnosticados como PC do tipo espástico, 3 PC do tipo atetósico e 1 PC do tipo misto (atetose com espasticidade), sendo todos do sexo masculino. Neste estudo foi predeterminado um período de 12 meses de acompanhamento para ambos os grupos. Os dados foram coletados em 2 distintas fichas: a) ficha da evolução tônica postural e, b) ficha das coordenações sensório-motoras primárias as quais foram quantificadas para se realizar a análise quantitativa das variáveis citadas acima.Os resultados indicaram que o GTP obteve valores altamente significativos (p < 0.001), para as duas variáveis, apoiando a hipótese deste estudo de que o tratamento precoce traria maiores benefícios ao desenvolvimento neuromotor de sujeitos portadores ou com quadro sugestivo de PC do que o tratamento iniciado tardiamente.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1848&listaDetalhes%5B%5D=1848&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.