Trauma Dental e Protetor Bucal: Conhecimento e Atitudes em Estudantes de Graduação em Educação Física

Por: Hugo Montes Ribeiro de Souza, Leonardo Santos Antunes, Lívia Azeredo Alves Antunes, Márcio Alves Crespo e Pedro Henrique Pereira de Queiroz Gonçalves.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.30 - n.2 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Este estudo objetivou avaliar o conhecimento e as atitudes de estudantes de Educação Física de Universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, em relação ao traumatismo dentário e uso de protetor bucal. Foram entrevistados 373 graduandos de três universidades públicas do Rio de Janeiro, através de questionário semiestruturado e padronizado. Os dados foram tabulados e analisados (SPSS 16.0), sendo obtida a frequência (%) e a relação dos mesmos (Teste qui-quadrado, p < 0,05). Apenas 3,21% dos entrevistados haviam recebido informação sobre traumatismo dentário e utilização do protetor bucal durante a graduação. Com relação à atitude dos graduandos, responderam corretamente apenas 19,83% a conduta frente a uma avulsão; 54,69% ao manuseio do dente avulsionado e 7,77% ao transporte do dente avulsionado. Ao se comparar essas atitudes em razão do período de graduação (< 5º período ou ≥ 5º período), informações prévias de trauma e experiências prévias de trauma, não se observou diferença significativa (p > 0,05). Tratando de prevenção, 89,81% conheciam o protetor bucal, embora apenas 17,96% o utilizavam durante atividades esportivas. Conclui-se que os alunos não recebem tais informações durante a graduação, mesmo possuindo em sua grade curricular a disciplina de primeiros socorros. Cabe aos cirurgiões dentistas desenvolver ações para que este conhecimento supra as necessidades dos futuros profissionais de educação física.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1807-55092016000200287&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.