Resumo

Introdução: Toda prática pedagógica possui crenças acerca dos processos de ensino-aprendizagem que os treinadores possuem. O futebol, uma das modalidades mais populares do cenário brasileiro, necessita que investigações nessa direção aconteçam. Objetivo: Identificar e analisar a relação entre as crenças epistemológicas e a utilização de métodos de ensino de treinadores de participação de futebol. Metodologia: Pesquisa descritiva e exploratória (GIL, 1999), de cunho quantitativo-qualitativo. Participaram da pesquisa três treinadores de futebol, atuantes em equipes de participação, participantes de um campeonato de futebol da região. Foi utilizado questionário semiestruturado online, para caracterização dos indivíduos (idade, formação e experiências profissionais). Também, questionário epistemológico desenvolvido por Silva, Leonardo e Scaglia (2021). Resultados: Os treinadores, em graus diferentes, se identificaram mais com a teoria interacionista e menos com a teoria inatista. Àqueles que apresentaram uma relação “fortíssima” com o interacionismo são os que tiveram uma formação mais aprofundada através de capacitações ou licenças após a graduação. Os treinadores não apresentaram tanta clareza sobre os métodos de ensino que utilizam e os porquês disso, demonstrando uma contradição epistemológica. Conclusões: Apesar dos resultados apontarem para uma maior utilização da teoria interacionista, há ainda uma combinação de metodologias tradicionais com as novas tendências em pedagogia do esporte. Essas diferenças eram esperadas, visto que a aproximação com determinadas teorias do conhecimento podem estar atreladas às experiências dos treinadores ao longo de suas vidas, seja enquanto atleta ou aluno, além da sua formação e influências sofridas por pessoas e até pela sociedade no meio deste processo de se tornar treinador

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