Treinamento Aeróbio em Natação Melhora a Resposta de Parâmetros Metabólicos de Ratos Durante Teste de Esforço

Por: Andreza Soares dos Santos, , Frederico Souzalima Caldoncelli Franco, Hugo de Oliveira Maia, , Juliana Silveira de Freitas, Levy Silva Rezende e Miguel Araújo Carneiro Júnior.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.16 - n.2 - 2010

Send to Kindle


Resumo

Foram investigados os efeitos do treinamento aeróbio em natação com baixa intensidade sobre as respostas do lactato e da glicose sanguíneos de ratos durante teste de esforço. Ratos Wistar adultos foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos: sedentário (n = 6) e treinado (n = 6). Todos receberam água e ração ad libitume foram mantidos em ambiente com temperatura de 22 ±2ºC e ciclo claro/escuro de 12 horas. O grupo treinado foi submetido a um programa de natação contínua sem sobrecarga, 30 min/dia, cinco dias/semana, por seis semanas. Três dias após a última sessão de treino, as concentrações sanguíneas de lactato e glicose foram medidas em três momentos durante dois testes de esforço de 20 minutos (repouso, 10 min e 20 min), sendo um sem carga e outro com carga (5% do peso corporal), separados por dois dias. Observou-se correlação inversa entre lactato e glicose durante o exercício (ρ = - 0,74; P < 0,001). A concentração de lactato elevou-se do repouso para 10 min (P < 0,05) e estabilizouse entre 10 e 20 min, em ambos os grupos nos dois testes. No teste com carga, o lactato estabilizou-se em níveis mais elevados frente aos níveis sem carga (P < 0,05), nos dois grupos. Os animais treinados exibiram níveis de lactato mais baixos do que os sedentários (P < 0,05) nos dois testes. A glicose sanguínea decaiu do repouso até 20 min nos sedentários, no teste com carga (P < 0,05). Nos treinados, a glicose sanguínea estabilizou-se em ambos os testes (P > 0,05). Conclui-se que o treinamento aeróbio em natação aplicado foi capaz de alterar as respostas do lactato e glicose sanguíneos de ratos durante os testes de esforço.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922010000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.