Treinamento Aeróbio Previne Alterações na Vasodilatação Dependente do Endotélio em Ratos Diabéticos

Por: André Sales Barreto, , Marcelo Mendonça Mota, Márcio Roberto Viana Santos, Milene Tavares Fontes e Tharciano Luiz Teixeira Braga da Silva.

Revista da Educação Física - UEM - v.24 - n.3 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: Verificar os efeitos do treinamento aeróbio sobre a reatividade vascular em artéria mesentérica de ratos diabéticos.Materiais e métodos: Ratos Wistar foram divididos em três grupos: controle sedentário (CS), diabético sedentário (DS) e diabético treinado (DT). Alterações na reatividade vascular foram avaliadas após a última sessão de treinamento através da obtenção de curvas concentração-resposta para os agentes contráteis (fenilefrina e KCl) e para os agentes relaxantes (acetilcolina e nitroprussiato de sódio). Resultados: Não foram observadas diferenças entre as respostas máximas (Rmax) nas contrações induzidas pelos agentes contráteis em todos os grupos. No entanto, foi observada uma redução significativa (p < 0,05) dos relaxamentos induzidos por acetilcolina no grupo DS (80,4 ± 2,0 %; n = 6) e um aumento no grupo DT (100,4 ± 4,6 %; n = 6). Conclusões: Nossos resultados sugerem que o treinamento aeróbio é capaz de proporcionar efeitos benéficos na função vascular de ratos diabéticos.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/18208

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.