Treinamento com Jogos: Estudo Comparativo da Interferência de Dois Meios Táticos no Rendimento de Jogadores de Futebol em Jogos Conceituais

Por: Cristian Javier Ramirez Lizana.

113 páginas. 2013 27/08/2013

Send to Kindle


Resumo

A utilização de jogos reduzidos conceituais (JRC) pode ser uma metodologia de treino interessante para treinar as diferentes componentes do desempenho de futebolistas, respeitando a complexidade inerente ao jogo de futebol. Nosso objetivo no presente estudo, foi investigar por videogrametria, a possibilidade induzir estímulos específicos diferentes por meio da execução de dois jogos reduzidos conceituais com princípios táticos operacionais diferentes (1 - manutenção da posse de bola e 2 - progressão ao alvo). Participaram do estudo 24 atletas separados em duas equipes, que se enfrentaram no jogo 1 e no jogo 2. Ambos os jogos tiveram duração de 30 min e as equipes foram formadas por 6 jogadores mais o goleiro. Os dados comprovaram que os princípios organizadores dos JRC criam situações distintas com graus de dificuldade diferentes. Bem como provocam estímulos fisiológicos distintos. Ou seja, é possível sistematizar o treinamento dos componentes técnicos e táticos de forma controlada e inserida no contexto do jogo de forma a provocar adaptações fisiológicas predeterminadas. Nossos dados credenciam os JRC para o aprendizado de situações técnico táticas que, aliadas ao condicionamento físico adequado podem contribuir para produzir um jogador treinado para aproximar cada vez mais pensamentos e ações em situações diversificadas. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000922370&opt=3

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.