Treinamento da Potencia Muscular nas Modalidades Coletivas: Uma Revisão Sistemática

Por: Clovis R. R. Haddad, Débora Lee Vianna Paulo, Leandro de Melo Beneli, Leandro M. P. Spigolon e Ricardo Stochi de Oliveira.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.25 - n.4 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os métodos (protocolos) e resultados obtidos em estudos que buscaram o treinamento da potência em atletas das modalidades coletivas com controle através dos testes de saltos verticais. Foi realizada uma revisão sistemática a partir da consulta das principais bases de dados com intuito de investigar a produção bibliográfica sobre o assunto, utilizando como palavras-chaves “saltos basquetebol”, “saltos voleibol”, “salto futebol” e “salto handebol”, em português e inglês. Após a obtenção dos artigos, foram excluídos os estudos que tratavam de lesões (injuries). Como critério de inclusão adotou-se: a) publicados nos últimos 5 anos (2011 – 2015); b) possuíssem como sujeitos atletas das modalidades basquetebol, handebol, voleibol e futebol; c) que possuíssem intervenções de no máximo de 12 semanas; d) estudos que descrevessem com clareza o método (protocolo) de treinamento utilizado para desenvolvimento da potência. Conclui-se que diferentes métodos de treinamento foram eficazes no aumento dos indicadores da potencia e os saltos verticais foram sensíveis na avaliação desta capacidade. Em relação a período de intervenção observam-se dois estudos que apresentaram alterações significativas nos teste de saltos com 5 semanas, porém outro estudo não demonstrou essas alterações em um período de 6 semanas. Não houve diferenças entre a quantidade de semanas treinadas e a melhora na força e potência.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/6763

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.