Treinamento de Corrida de Endurance Baseado na Variabilidade da Frequência Cardíaca em Mulheres Não Treinadas: Efeitos Sobre a Performance

Por: Danilo Fernandes da Silva.

120 páginas. 2016 15/12/2016

Send to Kindle


Resumo

Resumo: A velocidade pico (Vpico) é uma variável preditora da performance em corridas de endurance e associada ao seu respectivo tempo limite (tlim) servem como parâmetros para a prescrição do treinamento de corrida. Além de variáveis relacionadas à prescrição, também é necessário o uso de parâmetros que controlem a adequada intensidade de esforço a ser prescrita e as possíveis adaptações fisiológicas advindas do treinamento. Dentre essas variáveis, a variabilidade da frequência cardíaca (VFC), usada como indicativo da atividade do sistema nervoso parassimpático, vem sendo utilizada para tomar as decisões relacionadas à prescrição do treinamento. Variáveis psicológicas também são recomendadas para complementar o controle do treinamento, bem como seus efeitos. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar a utilização da VFC como norteadora para o controle da intensidade de oito semanas de treinamento de corrida de endurance em mulheres jovens não treinadas. Participaram do estudo 30 mulheres com idade entre 18 e 35 anos, que foram aleatorizadas em dois grupos com 15 mulheres cada. O grupo controle (GC) realizou treinamento baseado em um modelo convencional de prescrição enquanto o outro grupo realizou o treinamento baseado na atividade do sistema nervoso parassimpático (i.e., índice rMSSD da VFC) (GVFC). As participantes foram submetidas a avaliação antropométrica, questionários para avaliação alimentar, psicológica (estresse, recuperação e perfil de humor) e sintomas da síndrome pré-menstrual, modulação autonômica (i.e., VFC em repouso e recuperação da frequência cardíaca [FCrec] após exercício máximo), testes físicos em esteira rolante e performance em pista de atletismo.

Endereço: http://nou-rau.uem.br/nou-rau/document/?code=vtls000225291

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.