Resumo

O treinamento de goleiros passa por um momento de evolução entre as antigas tendências e as novas, que estão respaldadas na pedagogia do esporte, logo como analisado neste estudo, ambas estarão presentes, ainda que de forma desigual. O presente estudo teve como objetivo realizar uma descrição metodológica no alto rendimento, a fim de analisar semelhanças e diferenças entre metodologias empregadas no treinamento específico do goleiro no alto rendimento, elucidar esse impacto das metodologias de treinamento a que os goleiros estiveram submersos e verificar que competências técnico-táticas são trabalhadas nos treinamentos específicos. Desse modo, partindo dos resultados obtidos na qual, 81% das ações caracterizaram aspectos técnicos e 19% aspectos táticos, 90% exercícios previsíveis e 10% exercícios imprevisíveis, 68% metodologia analítica e 32% metodologia global. Podemos ter uma conclusão em que, o treino analítico ainda é o mais presente e executado nos treinos.  Baseando-se nas características dos exercícios analisados é possível notar uma desconstrução do movimento em relação ao jogo, pois havia atividades na qual as repetições ocorriam de forma fragmentada, com o objetivo de buscar aperfeiçoamento e padrão técnico. Contudo, a metodologia global também esteve presente, mesmo que de forma tímida voltados para a questões táticas, os goleiros estiveram inseridos de forma integrada com o restante do grupo, permitindo que se desenvolvessem dentro de jogos reduzidos com regras adaptadas, sendo assim, o ensino global cujas características presentes no futebol (técnico, tático, físico e emocional) estiveram explicitas nos treinos.

Acessar