Treinamento Físico Combinado Melhorou o Perfil Lipídico e Reduziu a Pressão Arterial de Idosas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Por: Adilson Domingos dos Reis Filho, Alexandre de Oliveira Barbosa, Aline Gomes Jacobino, , João Carlos Martins Bressan, Marcelo Cavalcante Rocha, Roberto Carlos Vieira Junior e Welington Ribeiro Stabenow.

Corpoconsciência - v.20 - n.1 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de exercícios físicos sobre os parâmetros bioquímicos e hemodinâmicos de mulheres idosas. Treze idosas realizaram treinamento físico combinado (TFC), 1h/dia, 5X/semana, durante 16 semanas. Foram analisados pré e pós TFC: glicemia de jejum (GJ), colesterol total (CT) e frações (HDL e LDL) e triglicerídeos (TG), pressões arteriais sistólica (PAS) e diastólica (PAD); as aferições foram realizadas entre 72 a 96 horas após o último dia do TFC. Utilizou-se teste de Kolmogorov-Smirnov seguido de teste T de Student (p<0,05). Ao final do TFC, observamos reduções significativas nos valores de CT, LDL, PAS e PAD. Os valores de GJ, HDL, e TG não apresentaram diferenças significativas nos momentos pré e pós TFC. A realização de um programa de TFC com a duração de 16 semanas produziu benefícios para a condição de saúde de idosas, confirmando sua eficácia na prevenção de doenças cardiovasculares.

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4232

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.