Treinamento de Força Excêntrico em Idosos: Revisão Acerca das Adaptações Fisiológicas Agudas e Crônicas

Por: André Katayama Yamada, Jéssica Cardoso de Souza, Jonato Prestes, Marina Donato Crepaldi, Rozangela Verlengia e Tiago Batista de Carvalho.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.20 - n.4 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Já está bem estabelecido na literatura que a massa muscular tem um importante papel na capacidade funcional, manutenção da saúde e independência dos idosos. Deste modo, o estudo dos mecanismos envolvidos com o processo fisiológico no envelhecimento tem sido destacados nas ultimas três décadas, fato que impulsionou os interesses sobre as relações do exercício físico com a melhoria da qualidade de vida e saúde da população idosa. Ademais, considerando o declínio das funções fisiológicas do músculo humano e outros sistemas com o avanço da idade, o treinamento de força pode ser aplicado como ferramenta preventiva aos processos degenerativos associados ao envelhecimento. Dentre as diferentes formas de contração músculo-esquelética, o treinamento que visa priorizar a ação excêntrica recebeu considerável atenção. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo apresentar os efeitos agudos e crônicos do treinamento de força excêntrico sobre as respostas cardiorrespiratórias, metabólicas e neuromotoras em idosos. Foi realizada uma busca bibliográfica utilizando os seguintes unitermos: resistance training, molecular mechanisms, hypertrophy, eccentric resistance training e aging, nas bases de dados PubMed, MEDLINE, SciELO e LILACS. A presente revisão indica que os exercícios que priorizam as ações excêntricas promovem menor sobrecarga cardiorrespiratória, metabólica e neuromotora quando comparados com exercícios de ação concêntrica e isométrica. Desta forma, o treinamento de força excêntrico torna-se potencialmente adequado para idosos, os quais possuem uma relativa preservação da força excêntrica durante o envelhecimento, bem como risco e/ou doenças cardiorrespiratórias e neuromotoras. Adicionalmente, este tipo de treinamento induz ao ganho de massa muscular e capacidade funcional em idosos.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/3113

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.