Resumo

Analisar os efeitos do treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) nos parâmetros cardiometabólicos, aptidão cardiorrespiratória e compilar os tipos de HIIT mais utilizados no treinamento em adultos com lesão da medula espinhal (LME).

Métodos:

Trata-se de revisão sistemática, para a qual foram realizadas pesquisas nas bases de dados eletrônicas PubMed / Medline, Science Direct e Google Scholar. Foram incluídos estudos em que I) o treinamento HIIT era aplicado em II) adultos com LME e analisaram III) os aspectos cardiometabólicos e aptidão cardiorrespiratória. Dois revisores independentes selecionaram os artigos para a inclusão, extraindo seus dados e avaliarando a sua qualidade metodológica.

Resultados:

654 estudos foram encontrados. Desses, 12 estudos, 11 pré e pós intervenção e 1 grupo controle (GC) com um total de 106 participantes foram analisados. Resultados pré e pós intervenção de HIIT revelaram significante melhora na aptidão cardiorrespiratória e aspectos cardiometabólicos (VO2pico, LDH, HDL, resistência à insulina). Resultados do GC revelaram uma significativa melhoria na aptidão cardiorrespiratória observada no grupo de intervenção (HIIT) em relação ao grupo de intensidade moderada-baixa (GC). Sete estudos usaram o ergômetro de braço como modalidade de exercício primária. Dois estudos descreveram a estimulação elétrica funcional (EEF) realizada com o ergômetro de braço adicionando estimulação elétrica nos membros inferiores. Nenhum relatou a dinâmica da frequência cardíaca durante o período do estudo.

Conclusão:

O treinamento intervalado de alta intensidade melhora a aptidão física e a saúde cardiometabólica em adultos com LME. Nível de evidência II; Revisão sistemática de Estudos de Nível II.

Acessar