Treinamento Multicomponente Melhora a Aptidão Funcional e Controle Glicêmico de Idosos com Diabetes Tipo 2

Por: Alessandro Domingues Heubel, Bruno Martinelli, Camila Gimenes, Eduardo Aguilar Arca, Silvia Regina Barrile e Terezinha Sasaki Marques.

Revista da Educação Física - UEM - v.29 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

A diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é uma doença prevalente em idosos e está associada à incapacidade funcional e anormalidades do metabolismo glicêmico. O treinamento multicomponente, composto por exercícios de força, equilíbrio, coordenação, marcha, agilidade e propriocepção, é recomendado para melhorar a função física de idosos, porém seus efeitos no tratamento da DM2 não estão claros. Objetivou-se investigar o efeito de um protocolo de treinamento multicomponente na aptidão funcional e parâmetros glicêmicos de idosos com DM2. Foram incluídos 13 idosos com DM2 e idade de 68 ± 6 anos. Antes e após o período de intervenção foram realizados os seguintes testes: chair stand, arm curl, sentar e alcançar, teste de caminhada de seis minutos (TC6M), glicemia de jejum e hemoglobina glicada (HbA1C). O programa de treinamento foi realizado por 16 semanas, três vezes/semana, em dias não consecutivos. Cada sessão consistiu de 10 minutos de aquecimento, 50 minutos de exercícios multicomponentes (coordenação, força muscular, flexibilidade, equilíbrio e agilidade) e 10 minutos de alongamento e relaxamento. Para a análise estatística foi utilizado o teste t pareado e teste de Wilcoxon (p<0,05). O treinamento induziu melhora nos testes arm curl (p = 0,001), sentar e alcançar (p = 0,004), TC6M (p = 0,009) e HbA1C (p = 0,01). Conclui-se que o protocolo de treinamento multicomponente promoveu melhora da aptidão funcional e do controle glicêmico em idosos com DM2. Entretanto, a glicemia de jejum e a força muscular de membros inferiores permaneceram inalteradas.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/32996

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.