Treinamento Pliométrico: Métodos de Avaliação, Benefícios a Diferentes Modalidades Esportivas e Comparação com Outros Tipos de Treinamento

Por: Amanda Haberland Antunes, Cleiton Silva Correa, Natália Batista Albuquerque Goulart, Ronei Silveira Pinto e Vanessa Thais Bassan Schmitz.

Arquivos em Movimento - v.7 - n.1 - 2011

Send to Kindle


Resumo

O treinamento pliométrico tem por objetivo o desenvolvimento da potência muscular, através da utilização do CAE (ciclo alongamento-encurtamento), que pode ser avaliado por meio da execução de saltos específicos. Existem diversos fatores morfológicos que influenciam no aproveitamento da energia elástica durante o CAE como a interação músculo-tendão e os reflexos miotáticos. Diversas populações podem se beneficiar do treinamento pliométrico, entre as quais os idosos e atletas. O artigo foi elaborado com base na avaliação de diversos trabalhos da literatura que analisaram o treinamento pliométrico, suas adaptações, seus benefícios em diferentes populações e comparações com outros tipos de treinos.

 

Endereço: http://vomer2.eefd.ufrj.br/~revista/index.php/EEFD/article/view/135

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.